Atendimento Online funciona?
- Ana Luiza
- 27 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de ago. de 2023
ou
Há clínica possível para além dos consultórios físicos?

Para pensar nessa questão sugiro uma reflexão a partir da pergunta: Será o meio aquilo que determina o acontecimento do processo terapêutico? Para desenvolver essa ideia vale voltarmos para o entendimento de como se dá um processo terapêutico e mais precisamente, um processo analítico pela via da psicanálise.
Como disse no texto anterior (Psicanálises), a análise se dá (a partir da direção de uma teoria e técnica) à custa de diálogo e escuta, e para isso acontecer é necessário que exista alguém interessado e disposto a tentar dizer e um profissional que possa escutar! É necessário que exista o que chamamos de transferência. A partir daí, vale qualquer território.
A clínica, antes mesmo da eclosão da pandemia, não tem seu trabalho restrito ao consultório, entre quatro paredes; já acontecia nos corredores e quartos de hospitais, praças públicas, nas próprias casas dos atendidos, e a lista segue. Onde há transferência, há a possibilidade de trabalho e escuta do sujeito (do inconsciente).
É evidente que a tela fragmenta, não vemos tudo, não vemos onde, mas por outro lado o território digital e os outros - além do consultório físico entre quatro paredes - permitem uma aproximação - geográfica e de histórias! Aumenta a flexibilidade de espaço-tempo, inclui muitas mais possibilidades! Alcança quem está viajando e quer se consultar antes de retornar, quem está impossibilitado de sair de casa, brasileiros que moram no exterior, locais em que não há a presença de profissionais da área…
Independente da maneira como se apresenta, há uma importância da presença. E é essa presença que pode apresentar um caminho para o trabalho analítico. Ou melhor, uma direção.
A presença-fala.
A presença-corpo.
A presença-filtro.
A presença-espaço.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Ainda assim, uma recomendação para que essa condição possa ter mais chances de acontecer: separe um tempo e esteja em um espaço que seja possível falar livremente. Para isso esteja o mais confortável possível! Isso inclui, lugar com privacidade e conforto, conexão com internet.. e o que mais couber aqui, para você.
Do lado do analista, a ética é imprescindível para além dos espaços. Segue sendo dever profissional, dentre outros, o sigilo e o respeito. E também desde 2018 há um documento oficial, a resolução nº 011/2018 do Conselho Federal de Psicologia - órgão que regulamenta, orienta e fiscaliza a profissão de psicólogo no Brasil - que passou a autorizar consultas psicológicas online.
Se quiser saber mais sobre o processo de análise comigo, clique na aba Atendimentos.